Saiba mais sobre: Melasma
- brendasoaresdermato
- 21 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de set. de 2022
O melasma é uma queixa comum no consultório e pode levar a um grande impacto na qualidade de vida. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Separei alguns questionamentos mais comuns sobre o tema nesse post. Confira!
1. O que é ?
O melasma é caracterizado por manchas acastanhadas na pele, mais comumente na face (maçãs do rosto, testa, nariz e buço). Locais extrafaciais também podem ser acometidos, como os braços, pescoço e colo. É mais comum nas mulheres, porém pode ser vista em homens.
2. O que causa ?
Muito embora não tenha uma causa bem definida sabe-se que há predisposição genética associada a fatores hormonais e externos que levam ao surgimento/piora do melasma.

3. O que piora/desencadeia o melasma?
Principalmente o sol, devido à exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível). Outros fatores são: alterações hormonais (como as que ocorrem normalmente na gravidez e uso de alguns contraceptivos), calor, estresse e irritação na pele.
3. Tem cura?
Quando falamos de melasma, estamos nos referindo a uma condição crônica de alteração na pigmentação da pele, logo apesar de não ter cura tem controle e tratamento.
4. Como tratar?
O que não pode faltar na rotina de cuidados de uma pele com melasma é: fotoproteção. Deve-se dar preferência para um filtro solar de amplo espectro, com FPS alto preferencialmente os que tenham pigmento (cor). Importante lembrar que mesmo em dias nublados ou chuvosos é importante o uso de filtro solar. É interessante combinar a proteção solar com roupas UV, chapéus, óculos escuros e sombrinhas. Além da fotoproteção, pode ser prescrito cremes clareadores , associados ou não a procedimentos em consultório, como peeeling químico superficial ou MMP com drug delivery.
Fonte: SBD|SBDRJ.
Comentários