top of page

Câncer de pele: principais tipos.

Atualizado: 19 de jun. de 2022

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que fazem parte da nossa pele. Ele pode ser dividido em dois grupos: o melanoma e o câncer de pele não melanoma, sendo que o tipo não melanoma é o mais comum. O câncer de pele não melanoma é representado principalmente pelo carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular, sendo que o basocelular é 3-5 vezes mais comum que o espinocelular na população em geral. O melanoma, por outro lado, é o câncer de pele mais agressivo, e é responsável pela maioria das mortes por câncer de pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a chance de cura é mais de 90% quando há detecção e tratamento precoce da doença.


Fonte foto: SBD.

No consultório costumamos orientar os pacientes sobre alguns sinais de alerta para a possibilidade de câncer de pele. Alguns destes sinais são os seguintes: i) uma pinta que destoa das demais, que chamamos na dermatologia de “sinal do patinho feio”; ii) uma ferida que não cicatriza; iii) um “sinal ou pinta” que esteja crescendo, mudando de cor ou

que apresente várias cores (como preto, castanho claro, escuro, vermelho) e iv) lesões mais friáveis, ou seja, aquelas que sangram com facilidade.


E você já teve ou conhece alguém que teve câncer de pele?


Comments


2024. Dermatologia é a minha arte!

bottom of page